![]() |
| Foto: Allax (no centro da Foto) em sua primeira seção como presidente da Câmara Municipal, ao lado direito Ver. Samuel Pinheiro e a Esq. ver. Alex Purkote. |
Com uma historia que demonstra no minimo inspiração a quem aumeja a vida pública, trazemos uma entrevista com o vereador e presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Allax Siqueira.
Em entrevista exclusiva para o Jornal Minuto Metropolitano, ele conta detalhes da sua vida pessoal, história de vida e motivos que o levaram entrar de cabeça na política. Além disso, avalia o cenário atual da cidade e os projetos que serão prioridade durante sua gestão à frente do legislativo municipal.
- Qual foi o maior desafio para você, a eleição em 2020 ou a disputa da presidência à câmara municipal?
Tanto a eleição para vereador quanto para presidente da câmara municipal foram acirradas, elas foram processos que envolviam muitos nomes, ideias e propostas. Além disso, as eleições são polarizadas, com grupos e partidos disputando o poder e lutando por suas ideias políticas. Então ambas, cada uma teve seu nível de dificuldade. A de 2020 acho que a maior dificuldade foi criar a confiança dos eleitores, e mostrar que, mesmo sendo um jovem na política tinha muita experiência, e o principal, também estava com o mesmo desejo que eles, trazer uma renovação e fazer a mudança em São José dos Pinhais. E a maior dificuldade para presidência da câmara foi disputar com um grupo político que já estava instaurado a anos dentro desta Casa de Leis.
- Falando de família e políticas públicas, o que espera construir, durante seu mandato, para as famílias São Joseenses e qual dos seus projetos tem sido motivo de orgulho à sua família?
Como vereador, eu trabalho para atender às necessidades da comunidade que represento e, em relação à família e políticas públicas, eu acredito no fortalecimento das políticas públicas voltadas para a família, como o aumento do investimento em programas de saúde, educação, moradia e assistência social voltados para as famílias, especialmente as mais vulneráveis. E um projeto que é um orgulho para mim e minha família, é o Hemepar nas Escolas. O projeto consiste na coleta externa realizada pela equipe do Hemepar dentro das escolas municipais de São José dos Pinhais, já que o município não possui um ponto de coleta fixo na cidade. O projeto se iniciou no ano passado, sua primeira edição ocorreu na Escola Municipal Maria Robertina Schaffer Trevisan, no bairro Cidade Jardim. Foram mais de 80 bolsas de sangue coletadas, um recorde de coletas externas do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, bolsas que irão salvar cerca de 320 vidas. Sua 2ª edição ocorreu na Escola Municipal Padre Pedro Fuss, no bairro São Cristóvão, foram mais de 210 cadastros para doação, e por esse motivo foi realizada uma coleta extra no mesmo local em outra data, totalizando mais de 200 bolsas de sangue coletadas, que podem ajudar a salvar mais de 800 vidas.
- Qual é a principal bandeira que seu mandato na presidência terá?
Minha principal missão é buscar a independência do Legislativo de forma respeitosa, ciente das prerrogativas constitucionais de cada poder, para que cada um cumpra com o seu papel em busca da melhoria da qualidade de vida de cada cidadão são-joseense. A independência da Câmara Municipal é uma característica fundamental da democracia, ela garante a representação dos interesses da comunidade e o equilíbrio dos poderes. Permite que nós, vereadores, possamos tomar decisões livres e sem interferência externa, desde que estejamos dentro da Constituição e da legislação vigente. É importante destacar que, às vezes, a falta de independência pode levar a uma concentração excessiva de poder em mãos de um único grupo, o que pode prejudicar diretamente o funcionamento democrático. Por isso, vamos lutar para que a Câmara Municipal seja independente e possa cumprir seu papel de forma efetiva e representativa.
- Como um político jovem, acredita que a juventude terá mais representatividade na política São Joseense ?
Sempre tive o desejo de ter uma função pública. Em 2005, eu e meu irmão gêmeo nos elegemos vereador mirim pelo Silveira da Motta. Um projeto bem legal que aproximava as crianças do legislativo. Então com certeza, a juventude na política é extremamente importante, pois eles representam o futuro da nossa cidade e precisam ter uma voz ativa nas decisões que afetarão suas vidas e a sociedade em geral. A participação dos jovens na política pode ajudar a trazer novas perspectivas, ideias inovadoras e soluções criativas para os desafios que enfrentamos.
- Qual relação que o Presidente da Câmara terá junto ao executivo neste biênio 2023-2024?
Sei que ser vereador não é apenas propor leis ou ser fiscal do poder executivo. E isso tem que ser entendido como um todo. Desde a mais simples Proposição de Indicação até a execução de uma Emenda Impositiva, assegurada através do art. 125A da Lei Orgânica do nosso Município. Desta forma, pretendo ouvir, entender e representar a vontade dos meus pares em busca das soluções que este Poder Legislativo entender como viáveis para o crescimento de nossa São José dos Pinhais. Me elegi com o compromisso de tornar esta Câmara mais independente. Nosso discurso de fortalecimento do legislativo foi o que nos fez vencer a articulação da prefeitura. Trocamos toda a mesa diretora. Agora temos uma formação totalmente jovem nas ideias. Uma renovação importante para que possamos trabalhar em favor do povo e não de um grupo político. Sem conchavos e acordos políticos. Essa independência é extremamente necessária para a democracia. Prezamos pela harmonia e diálogo, mas em contrapartida queremos respeito.
- Ser advogado, auxilia no exercício do mandato ou acredita que a formação não interfere na atuação parlamentar?
Com certeza, ter me formado em direito tem sido um grande auxílio no exercício do meu mandato, especialmente em relação às questões legais e jurídicas envolvidas na atividade legislativa.
- O que o motivou a ingressar na carreira política?
Como citei anteriormente, sempre tive o desejo de ter uma função pública. Quando em 2005, me elegi a vereador mirim pelo Silveira da Motta. Então, hoje, pouco mais de 17 anos depois, estou retornando a esta cadeira. Guardo aquela lembrança com muito carinho, pois foi o começo de tudo. Até tinha um irmão da minha avó que era advogado e vereador em Paiçandu, município perto de Maringá. Também tenho essa lembrança como inspiração, mas com o passar dos anos fui presidente do Grêmio Estudantil do Silveira da Motta e depois fiz parte do Centro Acadêmico de Direito da PUC. Então ingressar na política era um desejo antigo. Representar a população é algo que me motiva, principalmente lutando por melhorias na saúde e no transporte público. Mas o planejamento para ser vereador levou mais de 10 anos. Entrei na Câmara em 2011, como estagiário de direito. Já naquela época falava que seria vereador. Comecei auxiliando na elaboração dos projetos de lei, proposições de indicações e requerimentos para a presidência. Depois fui assessor legislativo, assumi a chefia de licitação da Câmara e encerrei esse meu ciclo como chefe de gabinete da presidência. Dali, fui ter uma experiência muito produtiva na Assembleia Legislativa, como assessor parlamentar, até quando me descompatibilizei para disputar o cargo de vereador em 2020.
- Para encerrar, o que tem a dizer à população são josense?
Assumir a presidência dessa casa me trás um sentimento de dívida com o povo ainda maior. Então eu afirmo, nós vamos gastar o dinheiro do povo com o povo. Fazer um biênio com bastante economia, devolvendo esse dinheiro aos cofres públicos e reinvestindo em saúde e educação. Desde que assumi como vereador, mobiliei com recursos próprios o meu gabinete, descartei usar o carro da câmara e procuro não onerar o contribuinte. Além disso, daremos prioridade a todos os projetos que façam a cidade caminhar. Emprego, saúde, transporte coletivo educação, redução de impostos... tudo que vier, vamos colocar para votar.
![]() |
| Foto: Allax Siqueira assinando termo de posse como Presidente da Câmara |






